quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

RECICLAGEM CONCEITO OU NECESSIDADE?

O conceito de Reciclagem ao longo do tempo vem ganhando adeptos de todas as esferas sociais.
A percepção da Humanidade de que nem tudo é eterno, já torna realidade atitudes simples do nosso dia-a-dia como separar o lixo orgânico dos plásticos, reaproveitar embalagens em artesanato e objetos de uso doméstico, retorno de garrafas de refrigerantes, e uma lista enorme de outras possibilidades.
Nosso corpo nos mostra essa lição todos os dias quando em frente ao espelho penteamos os cabelos e vemos alguns fios se soltarem, logo pensamos que estamos doentes, mas na verdade estamos nos renovando. Nossas células sanguíneas fazem isso em ciclos permanentes. Nossa pele , o órgão mais visível em nós, se refaz régiamente todos os dias...
A Natureza também obedece a esse princípio, as folhas das árvores caem ao sabor das mudanças climáticas, dando lugar às novas que chegam com vigor e viço em suas copas. O solo constantemente se renova com a ação sutil de fungos e vermes que silenciosamente reciclam a matéria orgânica que deixamos, transformando o que para nós é lixo descartável em adubo revigorante e necessário à vida como um todo.
O ar que respiramos segue no mesmo ritmo de renovação.
E os Espíritas se renovam?
Será que verdadeiramente temos buscado integrar esse cosntante chamado da Natureza que é regida por Deus, à prática da Renovação?
Em nossas tarefas, à serviço do Cristo e da Espiritualidade Maior, temos nos disponibilizado ao exercício constante de nossa reforma íntima?
Ao sermos chamados para encontros anuais, ainda nos comportamos como "crianças rebeldes" que sabem da necessidade da proposta mas, torce o nariz à comunhão de idéias...
Almejamos o Céu, as colônias espirituais, à ascensão espiritual mas, quando nos é pedido um tempinho de nosso dia-a-dia para RECICLAGEM MORAL, ainda atendemos com particular apatia ao convite.
Toda comunidade espírita está sendo convocada a reciclar seu conhecimento. Nossa pequena célula, Redenção, não está excluida desse processo. Nós também somos chamados para atualizar nossos conceitos e percepções a respeito do que é ser ESPÍRITA, ou melhor, cidadão espiritual.
Em breve teremos a oportunidade de participar de uma oficina de capacitação que será agendada , ainda esse semestre.
E para aqueles que acham desnecessário, segue o exemplo de nossos irmãos da Sociedade Espírita Joana de Ângelis, na Bahia, que gentilmente me enviaram esse convite. 
Seminário

  SEJA - Sociedade Espírita Joanna de Ângelis - Paulo Afonso - Bahia
Espero que quando chegar nossa vez, estejamos em peso diante da Espiritualidade que já se programou e aguarda nossa posição.
Abraços Fraternos!
Um irmão em Cristo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recados para Orkut